quarta-feira, 20 de março de 2013

Chá-á-á, chá da Índia, chá da Pérsia, chá Chinês!

...Camomila, erva doce e hortelã! Era assim o anúncio da Lipton há uns anos, e inevitavelmente ficou no ouvido.


Entre os séculos XVIII e XIX, o chá esteve no centro de uma polémica pois havia uma preocupação acerca do desempenho laboral por parte das classes trabalhadoras, uma vez que consideravam que a ingestão de chá tornaria os indivíduos melancólicos e apáticos. A partir de meados do século XIX, o chá passou a ser uma das bebidas mais ingeridas, chegando a substituir inclusivamente o álcool. Em Inglaterra não passam sem ele, e eu confesso que também não!

Quem me conhece sabe que adoro chá, assim como adoro café, mas o chá é diferente. Envolve um ritual, é pretexto para juntar amigos, para fazer um bolo para acompanhar, e é uma desculpa para ter todos os utensílios relacionados.... e há cada serviço mais fofinho!!!

Bom, objetivamente falando, o chá tem inúmeros benefícios conhecidos. Alguns são diuréticos, outros têm propriedades antioxidantes, adelgaçantes. O chá funciona como purificador do organismo, previne a retenção de líquidos, é um estimulante do bem-estar geral. Os tipos básicos de chá são produzidos sobretudo na Índia, China e Ceilão e têm origem na mesma espécie - camellia sinensis.

O chá verde, produz produz uma infusão de cor verde e com um odor relaxante. Possui uma forte ação antioxidante.
O chá preto é o mais aromático e o mais forte.
O chá branco é o mais caro e é feito com as folhas ainda jovens, que não sofreram os efeitos de oxidação. É suave e delicado.

  • Camomila: os seus efeitos tranquilizantes no sistema nervoso são muito conhecidos, bem como o poder calmante que tem sobre problemas de estômago.
  • Cidreira: indicado para combater cólicas e gases, é ainda um calmante natural para estados de nervosismo e de insónia. 
  • Dente-de-leão: desintoxica o fígado, estimulando o seu funcionamento saudável.
  • Gengibre: para além de acalmar o sistema digestivo, é um excelente energizante natural.
  • Hortelã/Menta: relaxa os intestinos, incentivando o seu funcionamento pleno e regular, sendo ainda aconselhado para perturbações de estômago.
  • Maça: antidiarreico e o auxiliar perfeito para uma boa digestão, tem ainda propriedades sedativas.
  • Valeriana: auxilia nas perturbações do sono, sendo um substituto natural dos vulgares comprimidos para dormir.

As casas de chá também são um incentivo ao culto do chá. Em Braga, recomendo o La Boutique Bistro & Deli, ao pé da Sé (tem o serviço de chá mais giro de sempre e que queria para mim!!!) e em Lisboa há imensas. Estou com curiosidade de conhecer uma em Sintra - o Dom Lopo.

No que diz respeito a lojas, sou apaixonada pela Tea Shop (é Espanhola)...tem todas as variedade de chá e mais algumas!





(Absolutely)



(É este o serviço que quero para mim!!! :)



Sem comentários:

Enviar um comentário